10 dicas para não surtar antes do casamento

A verdade é que toda noiva experimenta um aumento nos níveis de nervosismo e estresse antes do casamento. Vai dizer que você nunca ouviu o apelido de “Bridezilla”, uma mistura das palavras bride, noiva em inglês, e Godzilla, aquele monstro japonês? Apesar de delicioso, organizar um casamento não é uma tarefa das mais fáceis, mas isso não quer dizer que a noiva (ou a mãe da noiva, como já vi várias vezes) precise surtar. Respire fundo e veja essas 10 dicas para não surtar antes do casamento, inspiradas no livro Chicken Soup for the Bride’s Soul (Canja de galinha para a alma da noiva, em tradução livre), da autora americana Gina Romanello.

Afinal, não podemos deixar o estresse tirar a alegria de preparar um dos dias mais importantes da vida, não é?

Dicas para não surtar antes do casamento

Mantenha a perspectiva

Tenha sempre em mente que o casamento dura apenas um dia em sua vida. Se durante os preparativos algo sair do controle, feche os olhos e lembre-se de que é por isso que existe planejamento: para resolver todas as questões antes do grande dia.

Não culpe o noivo

Em vez de começar a reclamar que sua cara metade não está a fim de ajudar em nada, combine no início do planejamento quais tarefas serão feitas por cada um. Se ele não ficar responsável por nada e você concordar, não vale cobrá-lo mais tarde. Também não é justo criticar as decisões tomadas pelo noivo, lembre-se de que esse será um grande dia para ele também e ele tem o direito de opinar.

Aprenda os limites

Uma das coisas que mais fazem a noiva surtar antes do casamento é querer manter controle sobre tudo. Sinto dizer, mas isso é impossível. Aceitar essa verdade é um grande passo para manter a calma.

Aceite ajuda

Muita gente está alegre por celebrar seu casamento e vai ficar honrada de poder te ajudar, por isso, delegue tarefas e funções. Isso é importante porque se você agir como se pudesse tomar conta de tudo, as outras pessoas irão deixar. Aliás, essa regra vale para a vida!

Abra mão dos mínimos detalhes

Não adianta estressar com pequenas coisas, ainda que, por mais planejamento, elas não tenham saído como você queria. O casamento é um evento como um todo e as pessoas  dificilmente irão se lembrar de todos os detalhes. Esse também pode ser um bom exercício para enxergar novas belezas.

Trate bem as pessoas

Não vale a pena descontar momentos de estresse nos outros, principalmente nos que lhe são queridos. Lembre-se de que o casamento dura um dia, família e amigos duram para sempre.

Deixe as pessoas te avisarem

Peça ao noivo, familiares e damas de honra para alertá-la quando estiver passando dos limites e a ponto de surtar antes do casamento. Muitas vezes, quem está de fora vê melhor do que a gente.

Faça algo para si

A sua vida não parou porque você está organizando um casamento. Procure fazer algo para si diariamente, mas é importante que isso não envolva o casamento. Se usar todo o tempo livre para planejar a cerimônia e festa, é provável que acabe estressada. Faça caminhadas, saia com amigas, leia livros e mantenha a vida em ritmo normal no que for possível.

Imponha limites de horário

Assim como no trabalho e nas tarefas domésticas, é importante ter limites claros sobre a quantidade de tempo que será dedicada a cada tarefa. Portanto, estipule que após as 22h, por exemplo, ninguém mais fala sobre o assunto casamento.

Contrate uma cerimonialista

Tenha alguém com experiência e competência, que irá tratar seu casamento com responsabilidade e que faça do seu evento um compromisso profissional. Assim você terá um apoio amigo e especializado para que tudo corra bem.

Anotou todas as dicas para não surtar antes do casamento? Fica o nosso carinhoso aviso: não manche essa época tão gostosa da vida com estresses e desentendimentos. Lembre-se de que muita gente está feliz por você e quer tornar esse dia ainda mais especial ao lado do casal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *