Casamento folk: saiba tudo sobre a tendência do momento

Não tem para mais nenhum estilo: o folk é o queridinho do momento. Pinterest, Instagram e qualquer página relacionada a casamento está cheia de inspiração e novidade desse estilo que já ganhou o coração de muitos  noivos. Mas, apesar de tanta popularidade, o casamento folk não é para todos os casais. Quer saber se esse estilo combina com vocês? Então continua comigo aqui na leitura.

O que significa folk?

O termo “folk” quer dizer povo, nação e tribo, e data do século XIX, quando o conceito fazia referência às canções populares compostas pela sabedoria popular do grupo. Aliás, é daí que surgiu o termo folk-lore (folclore).

Ao longo do século XX, o termo deixou de se limitar ao universo musical e passou a estar relacionado ao povo rural e a seu estilo de vida campestre, bem diferente da vida e da rotina industrial. Então, aos poucos, ele foi incorporado na moda, na decoração de interiores e, claro, no mundo dos casamentos.

Como é um casamento folk?

Justamente pela raiz histórica tribal e, posteriormente, rural, o casamento folk se baseia principalmente em objetos e decorações que remetam ao passado no campo. É comum se inspirar em elementos da cultura indígena norte-americana, famosa pelo mix de tecidos e estampas e tons terrosos.

Por trazer um estilo marcante e fora com comum, o casamento folk não se encaixa em todos os perfis de casais. Ele é mais indicado para aqueles que possuem uma forte ligação com a natureza e querem fugir do tradicional e das regras.

Assim, o casamento folk se apresenta como um estilo totalmente rústico e romântico, marcado pela natureza e riqueza de detalhes, de preferência os mais naturais.

Local

E por essa ligação com a natureza, já é de imaginar que o casamento folk é realizado em um espaço ao ar livre, geralmente em fazendas e sítios, meio da floresta e perto de montanhas. Já vi até ao pé de cachoeiras.

Cenários que lembrem o deserto americano também são famosos para o folk, o que tem aumentado a demanda por destinations weddings.

Decoração

Mais uma vez, a palavra de ordem é natureza. Por isso, vale apostar em bancos de madeira para os convidados e complementar a decoração com tecidos estampados, tapetes, muitas flores, galhos de árvores e folhagens e mobiliário antigo

A decoração floral passeia pelos tons inspirados na terra e cores vibrantes, reforçando o contraste com a natureza, em arranjos desconstruídos, do jeito que elas crescem nos jardins. O capim dos pampas tem marcado muita presença na decoração folk também.

Mais objetos quase que indispensáveis na decoração folk: aparadores, apanhadores de sonhos, peças em macramê, lustres ou varal de luzes, objetos de madeira e figuras geométricas.

Quando realizar?

Invista numa época do ano em que dê para aproveitar o final da tarde, para criar um ambiente acolhedor e a luz natural perfeita para complementar a decoração folk. E atenção aos períodos de chuva, para não estragar sua cerimônia ao ar livre. No nosso Instagram demos dicas valiosas sobre as épocas de chuva, frio e vento no Espírito Santo. Não deixe de conferir.

Trajes dos noivos

É difícil um vestido de noiva folk que não traga franjas, rendas e muita fluidez. O branco não é regra e tons nudes e off white ficam um charme. No quesito penteado, os mais comuns são com cabelos soltos, meio presos, tranças frouxas e até um coque desconstruído, com flores ou pequenos ramos no cabelo, ou ainda peças rendadas e com pérolas. Make discreta, apenas para realçar a pele natural, mas está liberado um batom de cor mais intensa.

Outro ponto forte são buquês de flores campestres e trocar os saltos por botas ou sapatos baixos. O noivo pode lançar mão de camisas estampadas e ternos coloridos. Chapéu, gravata borboleta, botoniere com flores e lenço no pescoço também são ótimas pedidas para noivos folks.

E aí, o casamento folk é para você? Então mãos à obra e não deixe essa oportunidade passar! O nosso Pinterest está repleto de inspirações lindas para você. Aproveita para conferir nosso Instagram, com muitas outras dicas que vão deixar o seu casamento do jeitinho que você sonha.

Mais conteúdo que pode te interessar

Conheça as tradições e rituais do casamento judaico

Como escolher as cores da decoração do casamento

Tudo o que você precisa saber sobre casamento ao ar livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *