Dicas

Dicas para contratar um fotógrafo

"Cada casal tem um item importante para seu casamento! Tem gente que prefere dar mais importância ao buffet, outros preferem as flores que irão decorar a festa, e outros ainda preferem investir rios de dinheiro em convites!

Mas na minha opinião, o fotógrafo é sem sombra de dúvida o profissional mais importante do casamento, pois é através dele que todo o investimento feito no seu casamento será eternizado e lembrado.

Do que adianta gastar tanto dinheiro e não ter uma bela recordação de todo esse gasto? Existem tantas emoções que precisam ser registradas, não só decoração, maquiagem e vestido da noiva, mas olhar do noivo ao ver a futura esposa entrando na igreja, a emoção dos pais, a alegria dos convidados! Claro, qualquer pessoa pode fazer um registro fotográfico, agora, fazer um registro artístico e de qualidade serão poucas as opções.

E não é só isso que conta, e por isso separei aqui o que acho importante perguntar e pesquisar na hora de contratar o profissional que vai eternizar um dos dias mais importantes da sua vida:

- Existem fotógrafos de todas as faixas de preços no mercado. Claro que os bons serão mais caros, porque tem experiência, usam equipamentos caros, trabalham 12 horas em pé, sem falar no pós-produção, semanas e até meses envolvidos num único casamento, e também que entregam um material de qualidade superior no final de todo o serviço. Cuidado com os que prometem mundos e fundos como calendário, pôster, imã de geladeira, álbum da sogra, etc., ainda mais por preços baixos. O foco deles é ganhar com quantidade e não com qualidade.

- Tenha em mente o tipo de fotografia que gosta, não só fotojornalismo ou fotos clássicas, mas o estilo do fotógrafo, o tipo de tratamento que ele dá à foto. Isso diz muito sobre você! E nunca se esqueça: tenha em mente que depois que seu evento passar e esse profissional tiver fotografado seu dia, nunca mais terá como voltar atrás e mudar o que deu errado.

- Afinidade é muito importante! Se logo de início não foi com a cara do fotógrafo, passe a diante, pois esse profissional os acompanhará por muito tempo e nos momentos mais íntimos do casal! Desta forma, ter um fotógrafo amigo é o ideal para que seja feito um ótimo trabalho.

- Empresas muito grandes, que fazem vários casamento num dia, na minha opinião, está fora de cogitação, sabe por quê? Eles contratam qualquer fotógrafo, geralmente inexperientes e muitas vezes nunca viram o trabalho desse profissional, tendo em vista que eles querem ganhar na quantidade. Fiquem espertos com esses profissionais, você nunca saberá quem irá te fotografar.

- Perguntas que na minha opinião são de suma importância ao visitar seu fotógrafo: Onde e como minhas fotos serão armazenadas? Tirar boas fotos não é o suficiente. Saber que depois te tudo pago e tudo ter acabado, é preciso ter a segurança de que este profissional não vai perder minhas fotos. Geralmente os fotógrafos mais caros, cobram mais também por este motivo, pois armazenar milhares de fotos custa caro, e isso sem sombra de dúvidas é incluído no orçamento. Pergunte também quantas horas de festa este profissional cobre, quanta custa hora extra, como este fotógrafo faz a cobertura da cerimônia. Procure saber se ele é discreto, educado com seus convidados, e se trabalha em boa parceria com o resto dos seus profissionais! Tudo isso deve ser confirmado antes de fechar o contrato.

Entendo que a parte financeira conta muito, mas acho inadmissível o casal não ter a coragem de gastar pelo menos 15% do valor total da sua festa com este profissional, que é simplesmente o ponto alto de todo seu casamento! A comida, você vai comer, o vestido vai devolver (no caso do aluguel), a maquiagem vai lavar, mas a fotografia é o que vai ficar! Pense sempre nisso!"

(Essas foram as dicas preciosas dos parceiros Arruda e Poubel Fotografia! Confira abaixo algumas das suas belas fotos)

Índice