Dicas

Carbono em Rede

O projeto Carbono em Rede faz o cálculo das emissões de qualquer tipo de evento, utilizando metodologias internacionalmente reconhecidas, o que traz uma maior assertividade nos cálculos, transparência e credibilidade.

O projeto se inicia no plantio das mudas em viveiros espalhados na serra catarinense, sendo que a grande maioria se encontra em escolas do campo onde é feito um trabalho multidisciplinar de educação ambiental. Após a produção das mudas, estas são etiquetadas e doadas aos agricultores familiares parceiros do projeto que as plantam em áreas de preservação permanente ou reserva legal de suas propriedades. Essas etiquetas dão a rastreabilidade da muda, pois ela possui um numero de série onde eles conseguem identificar a especie da planta, onde foi produzida e qual agricultor a recebeu.

Após plantada, esta muda é fotografada, georreferenciada e disponibilizada no site para adoção. Esta adoção pode ser feita por pessoas físicas, para compensar suas pegadas de carbono, por eventos para compensar a emissão de carbono na organização e realização do mesmo e por empresas para compensar as emissões de carbono decorrentes de suas atividades anuais.

Um dos grandes diferencias do projeto é que parte do dinheiro recebido pelas adoções vai diretamente para o agricultor que plantou a muda, como pagamento por serviços ambientais.

Maiores informações:

Site do Projeto: http://www.carbonoemrede.org.br/
Video do Projeto: https://www.youtube.com/watch?v=PcYIRO6Jsac

Índice