Dicas

Dicas para um casamento sustentável

Sustentabilidade é uma palavra que ouvimos – e ainda temos ouvido – bastante nos últimos anos e esse conceito também está conquistando também os noivos.  Por isso, cada vez mais fabricantes oferecem produtos em versões sustentáveis e com aceitação crescente do público. As opções são muitas e vão desde convites em papel reciclado a vestidos para daminhas confeccionados com jeans reaproveitado, entre outros. 
 
Planejar um casamento que não agrida o meio ambiente não é tão difícil quanto parece. Quem opta por fazer o casamento durante o dia, ao ar livre, pode aproveitar a iluminação natural e economizar energia elétrica. Agora, se os noivos não abrem mão de casar à noite, podem usar velas, de preferência as feitas à base de soja ou cera de abelha, ou usar lâmpadas fluorescentes.  
 
E, acredite, é possível sim fazer um casamento glamoroso sem prejudicar o meio ambiente. Imagine fazer os convites ou as forminhas dos doces da recepção de papel reciclado com sementes de plantas? Sim, isso já existe! Assim, ao invés de irem para o lixo, eles podem ser plantados. Separamos outras dicas muito bacanas para um casamento ecologicamente sustentável. Confira: 
 
- Convide apenas o número necessário de pessoas. Sabemos que os noivos querem ter por perto gente querida e receber muito carinho neste dia, mas é fundamental pensar também nos custos e desperdícios do evento. 
 
- Os convites podem ser confeccionados com papel reciclado ou enviados online, o que reduz ainda mais o custo.  
 
- Analise a necessidade de cada item comprado e verifique quais podem ser reutilizados após o casamento. 
 
- Sobre o vestido de noiva, é bom avaliar a necessidade de comprar um para deixá-lo guardado depois. Em alguns casos, alugar é a melhor opção. Também é possível reformar o vestido usado pela mãe ou avó dela para utilizá-lo neste dia especial, dando um significado ainda mais pessoal ao traje, ou optar por tecidos como algodão orgânico.  
 
- A escolha do local também é um fator importante para a sustentabilidade do evento. Os noivos podem disponibilizar meios de transporte alternativos para a ida até o casamento. Priorize lugares que reutilizam vidros e madeiras e ambientes com jardins e dê preferência para flores que estão em época de cultivo na decoração ou flores plantadas.  
 
- No cardápio da recepção, evite exageros e prefira alimentos de origem local e produtos frescos e orgânicos, que são mais saudáveis e sustentáveis. 
 
 - Guardanapos e toalhas de papel do banheiro podem ser feitos com papel reciclado, mas, se possível, opte pelos de pano. 
 
- Fornecedores locais são mais baratos e não precisam usar muito transporte. Isso evita o consumo de combustível e a emissão de gases causadores do efeito estufa. 
 
- Na hora de contratar o buffet, observe se eles optam por materiais de limpeza biodegradáveis e separam o lixo. Alguns também doam a comida que sobrar para instituições de caridade. Quanto menos material descartável, melhor para o meio ambiente. 
 
- Sementes ou mudas de plantas e ecobags personalizadas são uma excelente opção de lembrancinha para os convidados. 

Índice