Dicas

Como se faz: Vestido de noiva

Entre todas as escolhas que precisam ser feitas pela noiva durante a preparação do casamento, o vestido é, sem dúvida, uma das que mais mexem com a cabeça das mulheres, afinal, quem não quer se sentir realizada ao se olhar no espelho?

E transformar sonho em vestido de noiva é especialidade da nossa parceira Marilda Simões. Há 20 anos atuando como estilista de vestido de noivas, ela nos conta como é esse delicioso processo de criação.

O primeiro passo de Marilda é bater um longo bate papo com a noiva, antes de decidir o vestido e extrair dela todas as referências que ela traz consigo. É a partir daí que o estilo e o material do vestido começam a ser definidos. “A inspiração vem de muitas formas. Um filme, uma viagem, uma foto... Muitas vezes o desejo e bagagem de informações que a noiva traz também é inspiração”.

As obras confeccionadas pela estilista combinam com o estilo vintage/romântico e seguem algumas tradições do casamento para ousar sem chocar. “Casamento é algo sagrado e existem regras naturais, pré-estabelecidas, mesmo com a forte inversão de valores, dos tempos atuais. Então, penso o seguinte: Ousar sem vulgarizar, chocar, sem agredir."

Para haver uma combinação perfeita entre vestido, cabelo, maquiagem e acessórios, Marilda acaba se envolvendo em toda a produção da noiva. “É um envolvimento natural, onde nos são feitas muitas perguntas durante o processo, e devido a experiência de prática do ofício, acabamos definindo todos esses itens com a noiva.” 

Índice