Dicas

Dicas para noivos, pais e padrinhos estarem impecáveis no altar

Se noivas e madrinhas têm suas regras da elegância, noivos e padrinhos não fica atrás e também precisam seguir as suas, principalmente quanto ao uso correto dos botões dos trajes usados por eles no Grande dia.
 
Botões abertos ou fechados, principalmente o último botão, ainda geram certa polêmica no mundo da etiqueta. Afinal, deve-se abotoar um, dois ou todos? O do meio fica fechado? E o botão de baixo sempre aberto? Pois é, quem iria imaginar que um item tão simples como um botão poderia levantar tantas dúvidas.
 
Para Lula Rodrigues, blogueiro, editor e consultor de moda masculina, paletós com dois ou três botões devem trazer o último sempre aberto. Já Fatima Ziegler, cerimonialista e consultora de etiqueta e postura, destaca a origem história do último botão aberto e afirma que essa questão não pesa atualmente e o homem com os três botões fechados fica mais elegante, especialmente no altar. A tradição dos homens não abotoarem o último botão do paletó vem do Príncipe de Gales, Eduardo VII, que deixava o seu aberto por causa do tamanho de sua barriga, já que o traje todo fechado dificultava sua respiração.
 
O que sabe de fato é que o terno deve estar abotoado quando o homem estiver de pé e aberto quando sentado, para deixá-lo mais confortável. Outro ponto importante é que os ternos de três botões - muito usados pelos noivos, junto com o colete - não foram feitos para serem abotoados completamente, pois isso pode restringir os movimentos do corpo. Por isso, a regra mais comum é de que ele nunca deve ser fechado.
 
Para ajudar noivos, pais, padrinhos e convidados a estarem ainda mais elegantes, separamos essas dicas de acordo com o paletó do traje. Fique por dentro:
 
Terno com 1 botão
Sempre abotoados quando o homem estiver de pé e aberto durante os momentos em que estiver sentado.
 
Terno com 2 botões
O botão superior será abotoado e o de baixo aberto. A exceção fica para homens muito altos, que podem acabar deixando à mostra a frente da calça e o cinto. Aí vale abotoar o botão de baixo.
 
Terno com 3 botões
A convenção diz que você deve manter o botão do meio sempre fechado e o de baixo aberto, o primeiro é opcional.
 
Cores
As cores claras são indicadas para os casamentos realizados durante o dia ou informais. Já as cores escuras são indicadas para as cerimônias noturnas ou formais. Essas dicas valem para noivos, pais e padrinhos.
 
Trajes
Basicamente, os trajes masculinos para casamentos se dividem em terno, summer, smoking, meio fraque, fraque e casaca. No Brasil, os noivos geralmente usam terno, composto de paletó, colete e calça. O ideal é que nenhum outro homem esteja mais elegante do que o noivo, afinal, ele é o mais importante do evento. No máximo, os demais homens do casamento podem usar o que o noivo estiver usando. No Brasil, o mais comum é noivo e pais usarem o mesmo traje e os padrinhos um traje um pouco mais simples, sem abrir mão do paletó, respeitando o estilo do casamento.

Índice