Dicas

Veja 10 dicas para não surtar antes do casamento


Em menores ou maiores graus, todas as noivas experimentam aumento nos níveis de nervosismo e estresse antes do casamento. É comum, inclusive, o apelido de "Bridezilla", uma mistura das palavras bride , noiva em inglês, e Godzilla, personagem monstro japonês criado a partir de uma explosão nuclear.

Entre os comportamentos mais comuns estão os acessos de raiva, crises de egoísmo, comportamento extremamente controlador e cheio de detalhes. Pesquisas apontam que as noivas quase nunca admitem que estão fora de controle e que as principais vítimas das mudanças de humor são o noivo e as damas de honra.

Para minimizar esse estado sensível, a autora americana Gina Romanello enumera dicas passadas por psicólogos, médicos e especialistas em planejamentos de casamentos em seu livro Chicken Soup for the Bride's Soul (Canja de galinha para a alma da noiva), publicadas pelo site Savvy Miss . Confira 10 sugestões:

1. Manter a perspectiva 
Tenha sempre em mente que o casamento dura apenas um dia em sua vida. Se durante os preparativos algo sair do controle, feche os olhos e lembre-se de que é por isso que existe planejamento: para resolver todas as questões antes do grande dia.

2. Não culpar o noivo 
Em vez de começar a reclamar que sua cara metade não está a fim de ajudar em nada, combine no início do planejamento que tarefas serão feitas por quem. Se ele não ficar responsável por nada e você concordar, não vale cobrá-lo mais tarde. Também não é justo criticar as decisões tomadas pelo noivo.

3. Aprender os limites 
Como em todos os casos, é impossível manter controle sobre tudo. Aceitar isso é um grande passo para manter a calma.

4. Aceitar ajuda 
Delegar tarefas e funções. Isso é importante porque se você agir como se pudesse tomar conta de tudo, as outras pessoas irão deixar.

5. Abrir mão dos mínimos detalhes 
Não adianta estressar com pequenas coisas como as flores de tecido presas ao convite. As pessoas nunca irão se lembrar desses detalhes.

6. Tratar bem as pessoas 
Não vale a pena descontar momentos de estresse nos outros, principalmente nos que lhe são queridos. Lembre-se de que o casamento dura um dia, família e amigos duram para sempre.

7. Permissão para interferir 
Avise ao noivo, familiares e damas de honra para alertá-la quando estiver perdendo o controle ou estiver exagerando.

8. Mantenha-se aberta 
Mesmo em momentos tranquilos ou que esteja sob controle, mantenha em mente que é importante ouvir a opinião dos outros, principalmente dos que estão diretamente envolvidos no casamento.

9. Faça algo para si 
Tenha como meta fazer algo para si diariamente, mas é importante que isso não envolva o casamento. Se usar todo o tempo livre para planejar a cerimônia e festa é provável que acabe estressada. Faça caminhadas, saia com amigas, mantenha a vida em ritmo normal, dentro do possível.

10. Imponha limites de horário 
Assim como no trabalho e nas tarefas domésticas, é importante ter limites claros sobre a quantidade de tempo que será dedicada a cada tarefa. Portanto, estipule que após as 22h, por exemplo, ninguém mais fala sobre o assunto casamento.

Fonte: www.mulher.terra.com.br

Índice