Dicas

Como organizar um casamento nas montanhas

Casar nas montanhas é um sonho que passeia pela mente de muitas noivas. Mas se engana quem pensa que organizar um evento na região serrana é quase impossível. Para ajudar a tornar esse sonho realidade, reunimos essas dicas da revista Noivas Rio. Confira, coloque-as em prática e partiu casar nas montanhas!

- Aproveitar o fim de semana do casamento para fazer um passeio turístico com os convidados mais chegados também é uma ótima pedida. Nesse caso, vale a pena contratar um guia turístico para montar uma rota caprichada.

- Para deixar a festa ainda mais cheia de charme, sirva elementos característicos da região, como doces ou biscoitos típicos e até mesmo um chocolate quente para amenizar o frio. Todos os presentes irão certamente adorar a surpresa.

- Se você optar por um local ao ar livre, não esqueça de contratar um toldo. Ele deve estar em harmonia com a decoração e o espaço, senão quebra o clima da festa no jardim. No inverno, não abra mão de aquecedores.

- O melhor período para casar na serra é de julho a setembro.  Os meses de junho e julho são os mais frios, porém chove menos. Em agosto e setembro, a ocorrência de chuva é maior, mas a primavera chegando, o cenário campestre fica ainda mais vistoso.

- Viaje algumas vezes até a cidade onde você fará a festa. É importante conhecer bem o local escolhido, além de manter contato com os fornecedores escolhidos por lá. 

- Tome cuidado com o transporte de doces, bolos e chocolate. Se você encomendar esses serviços na sua cidade, pergunte se o fornecedor tem infraestrutura para a viagem. Mas o melhor é pedir dicas de fornecedores locais para sua cerimonialista. 

- Para o casamento pela manhã ou a tarde, as convidadas podem optar por vestidos na altura do joelho, com estampas e cores mais suaves. Para os homens, o terno é sempre bem-vindo e os tons de cinza e marinho são escolhas certeiras. Já as mães ficam muito elegantes de chapéu numa cerimônia ao ar livre no jardim.

- Se o casamento for no jardim, pés na grama literalmente, evite saltos finos. Opte por sapatos baixos ou com saltos largos. Mas se você não abre mão de um salto scarpin bem alto, encomende agora protetores de silicone para saltos, aqueles com a base mais larga, especialmente para gramados.

- Se a maioria dos convidados for se deslocar de uma cidade para outra, é muito simpático presenteá-los com um mapa da cidade, algum doce típico ou outra lembrancinha personalizada.  Algumas noivas costumam deixar presentinhos nos quartos das pousadas onde será realizado o casamento.

- Normalmente, o casamento na serra é um destination wedding, por isso, costuma ser intimista e casual; quase sempre a cerimônia é realizada em um lindo jardim. O ideal é usar móveis que integrem a beleza do local. 

- Faça um site para ajudar os convidados com informações como temperatura do local, distância, pousadas.

- Um casamento na serra geralmente começa mais cedo, tem duração maior e muitos convidados viajam para ir ao evento. Servi jantar durante a festa é sempre uma ótima opção.

- O decorador pode usar e abusar de flores multicoloridas, dando personalidade à decoração e integrando-as ao ambiente natural ao redor.

- Abuse também as flores plantadas em vasos como margaridas, orquídeas e até mesmo temperos. Os vasos costumam compor o estilo de jardim.

- Escolha o cardápio de acordo com o período em que está casando. No verão, por exemplo, os pratos devem ser mais leves. Nos meses de junho julho e agosto, é indicado adicionar caldos e sopas ao cardápio para amenizar a temperatura fria.

- O make deve ser o mais suave possível, nada de carregar para contrastar com o estilo leve dos casamentos na serra. Mas isso não significa que deve parecer estar de cara lavada. A pele precisa estar impecável, pois, com a luz natural do dia, as imperfeições se tornam mais evidentes.

- Quanto à decoração, uma proposta intimista, como se estivesse recebendo em casa, combina bem com o estilo serrano. Para a noite, velas, cúpulas e lamparinas sempre dão um ar sofisticado e são bem-vindas.

- Para agradar os convidados que não pretendem permanecer na cidade, o melhor é realizar a festa durante o dia para que possam retornar ao final da comemoração.

- Uma lembrança útil para as convidadas de festas realizadas durante os meses de frio são as pashminas.

- A serra é o lugar ideal para noivas que sonham em casar com modelo de mangas compridas. Modelos mais fechados vão manter a noiva bem aquecida se o casamento for num dia frio.

- As flores ainda são os acessórios preferidos das noivas que escolhem casar ao ar livre e na serra. É uma maneira de complementar o estilo mais bucólico dos casamentos nos jardins.

Índice