Dicas

Como dar nó em gravata

Alguns homens fazem uma careta quando ouvem a palavra gravata. E quando chega a hora de dar o nó nela, então, aí o momento pode ficar crítico! Mas a verdade é que ela é um acessório necessário e, se a ocasião for o casamento – dependendo do estilo da cerimônia -, ela se torna obrigatória para o noivo, pais e padrinhos.

Mas a verdade é que não há mistério na hora de vestir esse que é um dos itens sinônimos de elegância masculina. O segredo, como em quase tudo na vida, está na prática. 

O nó da gravata

Basicamente, há três tipos de nós mais usados nas gravatas. Confira abaixo quais são, visualize na galeria de imagens abaixo como fazer cada um deles, coloque-os em prática e boa sorte!

Windsor (Nó inglês) – Esse é um dos estilos mais elegantes de nós. Foi inventado por Eduardo VIII, o duque de Windsor, e combina melhor com colarinhos largos.

Half-Windsor (Nó francês) – Ideal para criar volume em gravatas finas, é conservador e combina com qualquer camisa.

Four in Hand (Nó escorregadio) – Cabe em qualquer colarinho, fácil de fazer e é ideal para homens altos e corpulentos.

Existem aplicativos para Android e IOS que também ensinam os vários estilos de gravata:


Como combinar a gravata

Um look bem elaborado é feito de vários componentes que combinam entre si. A gravata, por exemplo, deve ser usada com terno, camisa de manga comprida e sapato social para compor um visual mais adequado. Ou ela pode até não combinar com as cores da roupa, mas caso o homem prefira assim, ela deve estar de acordo com a cor do terno, fazendo contraste com a cor da camisa.

Geralmente, a sensação de aperto no pescoço não é causada pelo nó da gravata, mas pelo colarinho que está mais apertado do que devia. Por isso, o homem deve ter mais atenção na escolha das camisas. Já sobre o tamanho, há um consenso de que esse é um detalhe que não pode passar despercebido. A ponta da gravata deve tocar ou, no máximo, cobrir a fivela do cinto quando o homem estiver de pé e relaxado. Abaixo ou acima disso pode comprometer totalmente o look masculino. 

Índice