Dicas

Como escolher as flores do seu casamento

Quando a data do casamento é marcada, a noiva começa a imaginar e a idealizar cada detalhe do casamento, mas, às vezes, é preciso entender que alguns fatores podem influenciar nessas escolhas. Um exemplo disso são as flores usadas no casamento.


Algumas flores são mais resistentes, outras mais acessíveis de acordo com a época do ano, ou com o estilo e horário da cerimônia. E, apesar de as flores não estarem na lista de prioridades, elas são fundamentais para definirem o visual do casamento, por isso, é importante ter alguns cuidados na hora de escolhê-las.


A primeira coisa a conversar com a pessoa que irá decorar o seu casamento é sobre o estilo do seu casamento. Onde será a cerimônia e a festa? Na praia, num cerimonial ou no campo? Qual o horário? Se a celebração for no campo, por exemplo, vale a pena investir em flores do campo como margarida, cravo, dente de leão, gérbera, lírio, girassol e hortênsia. Outra dica bacana é decorar com arranjos plantados em vasos rústicos. Fica um charme!

Já casamentos na praia pedem flores como callas, margaridas, girassol, lírios e astromélias ou as que resistem bem ao calor.


Para as noivas que querem economizar, a dica é escolher as flores de acordo com a época do ano. Além de serem mais baratas, elas são lindas e com aparência de que acabaram de ser colhidas. Flores como petúnia, dália, orquídea, rosa, açafates, flores tropicais e do campo, lisianthus, peônias e áster são comuns durante todo o ano. Já a gypsophila, mais conhecida como mosquitinho, se encaixa bem em qualquer casamento e nunca sai de moda.


Flores como orquídeas, rosas, tulipas, copos de leite, lírios, gardênias e peônias são mais nobres e, por isso, mais caras. Se você fizer questão de usar uma delas e quiser um preço mais em conta, a dica é mesclar com outros tipos mais baratos, como crisântemo, margarida, gérbera, mini margarida, cravina, gladíolo, girassol e áster.


Para fechar, flores muito perfumadas, como lírio, jasmim, lavanda, goivo e narcisos, são ideais para casamentos ao ar livre, mas mesmo assim é bom usar flores sem cheiro pra o perfume não ficar forte e acabar se tornando enjoativo para os convidados e atraindo insetos. 

Índice