Como montar lista de convidados

Veja como montar a lista de convidados do casamento

A lista de convidados é um dos itens mais temidos da organização do Grande Dia. São muitos parentes, amigos, conhecidos e vizinhos que precisam ser equilibrados com o orçamento da festa. Mas é preciso convidar a namorada do primo que os noivos nem conhecem direito? E as pessoas da empresa, os noivos devem chamar todas? Calma que vou te ensinar a como montar a lista de convidados do casamento.

É importante saber bem sobre esse processo porque a lista de convidados é um dos primeiros passos para o planejamento do casamento, já que a quantidade de pessoas interfere diretamente em itens como o local da recepção, a quantidade de bebida e o serviço de buffet. Bem, vamos lá?

Passo a passo de como montar a lista de convidados

O ideal é começar a lista pelas pessoas mais próximas do casal e, depois, incluir os parentes mais distantes, amigos dos pais e do trabalho. Assim como toda organização do casamento, a lista de convidados deve ser elaborada pelo casal, para que eles possam discutir juntos quem fará parte.

Quando precisarem “cortar” nomes, é importante avaliar quem são os convidados obrigatórios e, especialmente, quem é mais próximo do casal. Em geral, existe uma variação de 10% a 20% de faltosos na lista, por isso, os noivos não precisam se restringir ao número exato da lista de convidados e dá para incluir alguns nomes a mais. Isso já alivia um pouco a pressão, não é?

Se o número de convidados já está no limite, os noivos têm o direito de não chamar o namorado da amiga e explicar o porquê. Se ela for bem próxima, vai entender a restrição e não ficará chateada. Quando chegar a vez  de ela passar por isso, com certeza vai entender!

Colegas de trabalho: chamar ou não chamar?

Outra dúvida que assombra a cabeça dos noivos é se eles podem deixar de fora colegas de trabalho. Se não for chamar ninguém de lá, é melhor evitar comentar sobre o casamento. Caso queiram convidá-los, o casal deve priorizar aqueles com quem tem uma relação fora do ambiente de trabalho ou os mais chegados, entregando a eles um convite individual.

O serviço de confirmação de presença (RSVP é sigla para Répondez S’il Vous Plaît , expressão francesa que significa “responda por favor”) é boa para o casal ter noção da quantidade de convidados, ainda que de modo aproximado. Assim, evita-se o desperdício ou a falta de algum item e até incluir aquele convidado que ficou de fora da lista. Alguns imprevistos podem alterar um pouco o quadro, mas o número de confirmações fica bem próximo ao real.

Última dica: depois que a lista estiver pronta, coloque os nomes em ordem alfabética para ter certeza de que nenhum nome foi repetido. Aprendeu tudo sobre como montar a lista de convidados? Se tiver mais alguma dúvida, me fala que eu te ajudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *