Vale a pena ter as madrinhas com vestido da mesma cor?

Escolher fornecedores, planejar a casa nova, preparar chá de panela… Pois é, a jornada entre o pedido de casamento e o altar é cheia de coisas para a noiva cuidar. Será que, nessa lista de tarefas, é preciso incluir o vestido das madrinhas? Afinal, vale a pena ter as madrinhas com a mesma cor de vestido? Para te ajudar, listei os prós e os contras dessa decisão.

Madrinhas com vestido da mesma cor

Prós

Sem dúvida, um dos maiores benefícios de ter madrinhas com a mesma cor de vestido é a composição harmônica do altar e das fotos na mesa principal. Sem contar que, quando estão todas com a mesma cor, nenhuma madrinha corre o risco de ofuscar a noiva.

Outra vantagem fofa é que as madrinhas se diferenciam das outras convidadas do casamento, formando um grupo de melhores amigas super fácil de identificar na festa.

Contras

Harmonizar tantos estilos diferentes e tentar controlá-los, especialmente em relação ao vestido, pode acabar se tornando um pesadelo, tanto para as madrinhas quanto para a noiva.

É preciso pensar em uma cor que fique bem com o tom de pele e de cabelo de todas elas. Se a noiva optar pelo mesmo modelo de vestido, tem de pensar, ainda, em um que atenda a todos os biotipos.

Outra desvantagem que pode dar bastante dor de cabeça é em relação ao preço, já que nem sempre elas poderão ter disponível um traje na cor escolhida. A opção mais adequada, nesse caso, seria a noiva arcar com a confecção ou aluguel dos vestidos, já que não pega bem pedir para suas madrinhas gastarem com um vestido que, teoricamente, não escolheram.

Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre mangas bufantes, tendência em 2020

Qual o ponto de equilíbrio quando o assunto é vestido da madrinha?

A gente sabe que aquela madrinha de verde-abacate pode não ficar tão harmoniosa ao lado de um roxo. O papel da noiva, nesses casos, é orientar as suas madrinhas em relação ao estilo da cerimônia e ser razoável quanto a proibições irredutíveis ou exigências que, em alguns casos, beiram o absurdo (sim, elas existem!).

É sempre bom alertar, por exemplo, para o uso de um traje mais despojado e de cores claras se o casamento for realizado na praia ou no campo. Caso a cerimônia seja noturna e seguindo o estilo clássico, a noiva pode liberar o uso de bordados, brilhos e rendas.

Uma boa saída pode ser escolher a mesma paleta de cores ou a mesma cor e deixar os modelos por conta do que a madrinha acha que combina mais com ela. Assim, ainda terão o altar harmonioso e até em um degradê que fica lindo nas fotos. Tons pasteis são sempre um tiro certeiro nessa hora!

Então, ter ou não madrinhas com vestidos da mesma cor?

No fim, se a noiva tiver liberdade para conversar com as suas madrinhas e pedir para que elas usem a mesma cor, e esse for o seu sonho, vale a pena colocar a dica em prática. Se você não vê problema em um altar mais colorido, deixe sua madrinha usar um vestido que ela já tenha no guarda-roupa e lhe cai super bem.

E não é o fim do mundo se tiverem cores repetidas. Raramente o tom é o mesmo e o conjunto não fica comprometido. Só não vale usar branco e  as cores das mães dos noivos. O preto só é liberado se a noiva permitir.

Noivinha, ajude-as caso elas te procurem, mas não exija. Elas também estão pensando no seu Grande Dia e farão o que puderem para estarem lindas no altar. Gostou das dicas sobre madrinhas com vestido da mesma cor? Que tal manda-lo para sua amiga que vai casar?

Você já conhece meu instagram? Lá tem essa e outras dicas incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *