Minha renovação de votos

Aquele post oficial para compartilhar os detalhes da minha renovação de votos com vocês. Afinal, não é todo dia que completamos dez anos de casados, não é? Aliás, há quem chame de Bodas de Zinco, outros de Bodas de Estanho, ou ainda Bodas de Zinco e Estanho. Todos estão certos, já que esse é um dos aniversários de casamento que têm dois nomes.

Segundo o site Significados, “as bodas de casamento simbolizam materiais ou substâncias que representam os anos do relacionamento. Quanto maior for o número de anos de casamento, mais valiosos e resistentes são os materiais a eles atribuídos. […] O estanho é um metal que pode ser facilmente maleável, característica esta que é associada ao estado em que se encontra o casal no seu décimo ano juntos: maleáveis e receptíveis aos desentendimentos cotidianos ou as particularidades “menos fáceis” da personalidade de cada um. O zinco, por sua vez, também é conhecido por servir de proteção contra a ferrugem de alguns materiais, como o ferro e o aço, por exemplo. Em comparação com o matrimônio, esta é uma característica dos casais que, neste período da vida a dois, já desenvolveram uma barreira contra os pontos negativos e que interferem a construção de uma boa relação no casamento.”

Por aqui, decidimos chamar de Bodas de Zinco.

 

Um pouco da nossa história

Nos casamos em 2010, no sítio da nossa igreja (inclusive, foi aí que me apaixonei de vez pelo mundo dos casamentos e descobri que era isso que queria para mim, mas voltemos à história). E eu sempre gostei da tradição de renovar os votos, reavivar o amor e relembrar da emoção do casamento.

Como meu casamento foi num gramado no fim de tarde, eu queria renovar também o estilo ao longo do tempo. Assim, quando completamos cinco anos (Bodas de Madeira), fizemos nossa renovação no estilo praia, em Fernando de Noronha. O marido não sabia de nada! Eu combinei com o fotógrafo de Noronha uma sessão de fotos e um momento para renovarmos os votos, com direito a alianças de madeira que mandei fazer com um artesão de São Paulo.

Na hora, só pedi ao marido para vestir a roupa que eu entreguei para darmos uma volta. Foi um momento maravilhoso. Olha que novinhos!

Renovação de votos dos 10 anos

Nesse ano atípico para todo o mundo, confesso que me questionei se deveríamos comemorar. Somado ao caos do coronavírus, tivemos ainda uma perda muito sentida na nossa família, a da minha sogra (falo sobre isso e como envolvemos sua lembrança na renovação neste post).

Mas foi meu marido quem me lembrou a nossa filosofia de família: celebrar enquanto há tempo. E sempre há o que celebrar. Celebramos nossa primeira década como família, a chegada da nossa filha, os momentos felizes que vivemos com minha sogra, celebramos tudo o que construímos!

Decidimos juntos, já que vivemos o casamento no gramado e a renovação na praia, fazermos então no clima das montanhas. Foi daí que veio a ideia de escolher a pousada Rabo do Lagarto, em Domingos Martins, como cenário para nossa renovação. Aliás, que cenário! O dia estava com aquele friozinho gostoso e uma neblina que deixou a vista ainda mais encantadora. Acredite, fizemos exatamente 10 anos depois: dia, horário e o café da tarde como buffet.

Logo no início optamos pelo microwedding, só com os nossos familiares diretos e amigos bem chegados. Eu amo esse estilo de celebração, adoro o clima intimista e aconchegante e as oportunidades que ele permite, como uma mesa posta única e um buffet mais requintado.

Aproveita para ver tudo sobre o estilo Folk, o queridinho do momento!

Muitas noivas minhas têm feito o microwedding ou o elopement wedding como um tipo de paliativo. Elas remarcaram a festa para ano que vem e optaram por uma comemoração pequena para a união no civil. E o que eu tenho visto é que elas saem desse momento tão encantadas quanto estariam numa festa grande, porque percebem que a simbologia e a alegria do momento estão além do tamanho e da quantidade de pessoas.

Mas chega de conversa porque eu sei que vocês querem ver fotos! Ainda tenho muitas outras coisas para compartilhar, como meu buquê em arco, a decoração e o buffet. Mas não se preocupe, vou deixar tudo sobre a renovação de votos aqui no blog. É só você passar sempre por aqui.

Fotos: Damm Fotografia

Decoração: Art’s Eventos

Local e Buffet: Pousada Rabo do Lagarto

Traje Masculino: Sônia Noivas

Vestido: Milla Karolie

Música: Allegretto

Maquiagem: Espaço Nales

Veja também:

Conheça as tradições e rituais do casamento judaico

Tudo o que você precisa saber sobre casamento ao ar livre

Objetos do casamento para guardar para sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *